sábado, 25 de junho de 2011

Os anos Grace Kelly



Depois de passar por Mônaco, França e Itália, a exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco chega ao Brasil. Inaugurada em 4 de maio, pelo próprio Príncipe Albert II, filho de Grace Kelly, a mostra fica em cartaz no Museu de Arte Brasileira da FAAP até 10 de julho.
Dividida em 14 salas, a exposição conta com cerca de 900 objetos, entre roupas, fotos, filmes, joias, acessórios, quadros e cartas que pertenceram à atriz e princesa.
No início da Exposiçaõ fiquei deslumbrada. As imagens de pessoas, roupas, objetos já vistos no Cinema adquirem emoção , materializadas de forma impecável em mais de 900 itens.
É impressionante! Confesso que na sala onde estavam as jóias - autênticas - fiquei sem respirar.
E como fica o Feng Shui das coisas paradas? Se Grace Kelly e sua família seguissem os preceitos orientais não haveria a exposição.Tudo ali já perdeu sua utilidade primária, mas quanta inspiração tem transmitido à sua passagem.

Afinal, para que servem papéis amarelados pelo tempo, vestidos e acessórios não usados?Ainda estou pensando, mas acho que a resposta passa por afeto,beleza, sensibilidade e conhecimento do passado, para melhor viver no presente.
Há tambem melancolia quando pensamos na impermanência das coisas, das pessoas tão evidentes nas fotos, filmes, recortes cuidadosamente catalogados mostrando a glória das aparições públicas nos anos 50, 60 e início dos anos 70.
À partir daí, Grace Kelly se recolhe e suas aparições se tornam raras - é claro que havia e iniciado uma nova fase em sua vida, - os filhos crescidos e a busca de novos interesses.



Parece um sonho a oportunidade de ver tão de perto a excelência e o bom gosto vivenciados por Grace Kelly.Os vestidos Ives Saint Laurent da sua fase cigana ao final dos anos 60, taillleurs Chanel naquêle nunca visto tweed, um Balenciaga de veludo preto, um Dior de renda guipure e outras peças tão representativas da moda do sec. 20 que tornam a exposição imperdível.Podem crer, a entrada é grátis
 Na Internet encontrei este encantador vídeo onde Contanza Pascolato, com seu particular sotaque e grande conhecimento, descreve e comenta com muita graça a exposição. Chamei-a, então, para contribuir :
Para quem gosta de Moda, estudantes principalmente a exposição é imperdível e com as atuais promoções nas passagens aéreas fica bem mais fácil. Aqui vão as informações:
Exposição Os Anos Grace Kelly, Princesa de Mônaco Museu de Arte Brasileira da FAAP: rua Alagoas, 903, Higienópolis, São Paulo – SP De 05 de maio a 10 de julho (terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h) www.faap.br/museu

2 comentários:

  1. Adoraria ter visto esta exposição, mas como não posso me contento com teus ricos comentários e as fotos! Aprecio moda! E para mim é muito mais que tendências...moda é história, é arte e faz parte da linguagem do corpo!
    Adorei teu blog e agora vou dar sempre uma olhadinha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Que bom que deixastes a preguiça de lado e viestes mais uma vez contribuir com tuas pesquizas e conhecimentos sobre a moda e periféricos.Adoro quando chega um email teu dizendo 'NOVA POSTAGEM'.È sinal que temos bons assuntos pela frente.Quando tiveres tempo da uma chegadinha no meu "canto quente'para conheceres meu Dr.Jivago.Bjssss.Suze.

    ResponderExcluir