quarta-feira, 2 de junho de 2010

Pós modernidade para reciclar

Eis que num fim de semana, algumas imagens chamaram minha atenção. Logo fui me dando conta de que a Moda é mesmo o arauto das transformações sociais. Em vários lugares, imagens femininas,exibem composições em que convenções são rompidas e tudo ou quase tudo é possível.Dentro das inúmeras possibilidades de escolha, a individualidade é soberana .

Tudo começou com The Sex and the City e seu espetacular figurino. Todas as regras de bem vestir foram rompidas e nada combina com nada e tudo combina com tudo. Vale a pena assistí-lo!

Em seguida, as imagens do desfile de inverno da Isabela Capeto, ousadas e coloridas, falavam de liberdade na montagem dos looks e efemeridade das regras , quando o assunto é Moda.





Na sequência, fui ao Barra Shopping em Porto Alegre e me deparo com a exposição fotográfica VIPS BARRA SHOPPING SUL - Winter 2010, onde captei estas imagens com o telefone celular.Várias tendências convivem: botas cowboy, meias arrastão (punks), bermudas jeans, chapéus boêmios e até umas luvinhas bem comportadas anos 50-60.


Volto à Internet e encontro Glória Kalil, na Fashion Rio 2010/2011, com toda sua autoridade, num visual pós moderno. É verdade que, à primeira vista, parece bem comportado.



Analisando a composição: é outonal - saia xadrez, casaco estampado e cinto tigrinho, bastante clássicos individualmente - mas a sandália de dedo é totalmente inusitada e descompromissada com as regras.





Olha aqui a Constanza Pascolato, no SPFW verão 2010/ 2011, também pós moderna: o casaco é Prada, mas de origem BEM esportiva, a icônica e clássica bolsa 2.55 da Chanel, o máxi colar, tipo juntei tudo e a echarpe disciplicente amarrada na alça da bolsa.


Mais democrático e descontraido, impossível.

Fica evidente que a origem das peças é variada e as datas de aquisição também.

Posso dizer que, antes de comprar novas roupas, analise o que tem. Monte uma grande exposição em seu quarto, ouça música inspiradora - cada um sabe das suas preferências.Abra a mente, faça um Qi Gong Li*( pronuncia-se tchi cum) e comece a montar combinações nunca imaginadas com suas roupas. Experimente as propostas de combinação, selecione as melhores e certamente o planeta agradecerá

Afinal, propor novos usos, para peças esquecidas no armário, também é reciclar. Evita fazer compras para renovar a aparência, está tudo no armário. Mais díficil, talvez seja mexer na cabeça... É apenas questão de informação, podem crer.


Se o acervo for pequeno, pode-se completá-lo em lojas de departamento, onde êstes looks poderão ser fácilmente montados. Na Renner, por exemplo a inserção na Moda é característica da Loja - Os estilos convivem!




*
Qi Gong Li
(Habilidade de mover o sopro;Sopro, substância da Criação que anima a matéria)


Qi= Alento,Sopro,Vapor,exalação,Fluído,Gás,Ar. O Espírito, a Vida que anima o corpo, Espírito Vital,aparência,maneira de ser, inspiração,vigor.força.

Gong= Hábil,Engenhoso,Trabalho,Labor,Obra,Elaborado Artistico.

Li=Fortaleza, Vigor,Força,Potencia,Esforço.


As funções que lhe corresponde quando alguém realiza o Qi Gong Li:
acalma a mente
ativa as conexões cerebrais
recupera a coordenação motora
harmoniza os sentimentos
regula as funções fisiológicas
regula as funções metabólicas
manten o ser em alerta
em suas vivencias gera o equilíbrio e longevidade
leva o ser a fundir-se com a Força Criadora.
serenidade interior: gera a alegria interna,serena alegria de viver.*

Contribuição da mestra Lorena Perufo lperufo@terra.com.br>

4 comentários:

  1. Minha amiga, Marisa Oliveira, nãp conseguiu colocar o comentário no blog e autorizou que eu o fizesse. Aqui vai:
    Quitéria amiga, sempre gosto muito de te ler e contigo aprendo muitas coisas pois tens muito bom gosto. Hoje porém me rebelo e te digo que a Glória Kalil está um espanto nesta foto . e as sandálias neste look outonal estão terríveis. Só porque é a Glória que já criou fama ,assim tudo que vem dela é considerado ótimo. Amiga,ela também erra. Beijos, Marisa

    ResponderExcluir
  2. Eis minha resposta à ela:
    Concordo contigo em gênero, número e grau.
    A idéia pórém é chamar atenção sobre o modo como as pessoas estão se vestindo - coisas de professora.
    A liberdade ,porém é boa.Podes ver que a Constanza está bem melhor!
    Que tal se colocasses no blog tua opinião que é importante.
    Bjos.
    Quiteria

    ResponderExcluir
  3. Para colocao postagens é só clicar, no final da página, em comentários.
    Depois selecionar em "comentar como" que pode ser anônimo ou Nome /URL ( endereço eletrônico)

    ResponderExcluir
  4. Olá Quitéria!
    conheci teu blog através da minha aluna/amiga Tânia Marcon. Quero te parabenizar e dizer que acompanho todas as tuas publicações. Meu ramo de trabalho não é "moda", mas sou mulher e amo estar por dentro de tudo que pode me ajudar a estar bem! Parabéns querida, continue publicando tuas idéias que só tem me ajudado desde que te conheci.

    ResponderExcluir