terça-feira, 14 de abril de 2009

O Novo Simbólico de Michelle Obama


Ao ler esta matéria sobre Michelle Obama, no site de moda RG Vogue, acende uma luzinha em minha cabeça: Opa, ela já "faz a cabeça" das pessoas, modo popular de dizer que o dress code da moda está num processo de mudança.

É claro,a moda possui uma capacidade incrível de apagar o valor simbólico de tudo que incorpora, está na sua essência. O que é feio se torna bonito e o que é bonito se torna feio. Querem um exemplo?

No site http://www.chic.com.br/, encontramos matéria que comenta: Quantas vezes você praguejou contra as odiosas ombreiras dos anos 1980? Pois pode tratar de reconstruir seu repertório estético, porque elas voltaram à baila.





Reconstruir o repertório, no caso, significa que o grupo dos formadores de opinião está aderindo aos ombros estruturados, porque suas referências estão alteradas - o Simbólico da moda está modificado para as próximas estações. Neste caso, a origem da novidade está na releitura das tendências dos anos 40 e 80 - que não por acaso são anos de crises mundiais, 2ª Guerra Mundial e a Recessão Econômica , que marcou os anos 80.






Mas, às vezes, as mudanças na moda são provocadas por pessoas como Coco Chanel, Madonna e agora Michelle Obama que tem carisma para mudar regras e renovar comportamentos.
Desde a campanha eleitoral, Mrs. O mostrou que tinha um estilo , contemporâneo e colorido, atraindo a mídia e tornando suas roupas, penteados e maquiagem pontos de atração nunca vistos. Torna-se moda uma estética, copiada por todas, característica das belas e tratadas mulheres negras americanas.

Em pleno inverno , no dia da posse presidencial, usou um inesperado conjunto amarelo, com pontos de brilho, - ver foto de abertura desta matéria - absolutamente distante do figurino tradicional das 1ª damas americanas.

Penso que nesta ocasião fica definido o seu estilo: chique, de bom gosto, confortável e feliz, pouco preso à convenções.








Minha certeza fica maior, quando Oscar de la Renta, famoso estilista norte americano, surge na imprensa, criticando o fatode Michelle Obama visitar a Rainha Elizabeth, usando um cardigã de tricô sobre um vestido preto e branco.

Não esquecendo que Oscar de la Renta sempre vestiu as primeiras-damas como Hilary Clinton e Barbara Bush, que adoravam as suas criações, pode-se imaginar uma certa dor de cotovelo. Compreensível até!

Michelle, ao contrário de suas antecessoras, preferiu novas revelações. Escolheu com facilidade um Thakoon ou Jason Wu ao invés de estilistas renomados.Além do que, durante a campanha eleitoral , a mídia alardeou o gosto de Michelle pelo pret-à-porter de lojas de departamento americanas.

A indignação de Oscar de la Renta valida as novas regras de Michelle , que em termos de imagem é uma PROFISSIONAL. Senão vejamos:

Há um site , com características oficiais http://www.mrs-o.org/ que se define como seguidor da moda de Mrs. O - Quem e o que ela está vestindo. O site faz o detalhamento completo das atividades de Michelle, como se fosse um paparazzi oficial.fi


iO seu cabeleireiro de longa data, Michael Rahni Flowers, foi requisitado para treinar os profissionais responsáveis pelos cabelos presidenciais em Washington (hoje sob o comando de Johnny Wright, da top equipe da Fekkai).

Mrs. Obama contratou a maquiadora Ingrid Grimes-Miles para acompanhá-la. É ela quem faz os makes de Michelle há seis anos - é também conhecida em Chicago por embelezar as apresentadoras de telejornais das emissoras locais - e acompanhou a comitiva presidencial, na recente visita de seis dias feita à Europa.

Atenção marqueteiros políticos, tanto Michelle Obama como Carla Bruni, que já é outra história, estão capitalizando a atenção que o mundo dedica aos seus visuais , aumentando a popularidade de seus maridos. Ao mesmo tempo,como fornecem a informação abundante sobre seu cotidiano fashion, controlam sua privacidade . Inteligente,não ?
É claro, esta é apenas uma interpretação e certamente cada um terá a sua. É certo, porem que agora o mundo vai observar ainda mais atentamente cada piscar de olhos de Michelle Obama.











Para que não fiquem dúvidas, depois de ter sido capa de revistas como Vogue e People, eis a capa da influente e mais opinativa revista The New Yorker onde ela é citada como o atual centro do universo da moda.









4 comentários:

  1. Oi Quitéria, aqui quem escreve é a Laura, trabalho com a Fernanda Feijó no Estilo. Queria dizer que estou adorando teu blog! Posts muito cheios de conteúdo, temos muito a aprender contigo! Parabéns! Um beijo!

    ResponderExcluir
  2. Olá Laura, adorei saber que minhas colegas de trabalho estão acompanhando meu blog.
    Quando quiseres falar sobre algum assunto envia para meu e- mail que eu o publicarei.
    Certamente tambem tenho muito a aprender.

    Thanks!
    Grande beijo,
    Quiteria

    ResponderExcluir
  3. Quitéria!
    Adorei este artigo!
    É sempre muito bom, ouvir a tua versão sobre os fatos do mundo!
    Admitam! 2 min de conversa ela e já é possível tirar uma lição de vida! De fato, uma pessoa única, que engloba muitas!! Hehe!

    Parabéns pelo trabalho!

    Com carinho,
    Mariana

    ResponderExcluir
  4. Quitéria!!
    Estou adorando teu blog!!!
    Tu é uma pessoa muito especial, só quem trabalhou e te conhece sabe, e principalmente, tive o privilégio de te ter como prof. hehehehe...
    Muitas saudades, e vou continuar acompanhando sempre o teu trabalho!!!

    Parabéns...

    Bjos,
    Cinthia sartori

    ResponderExcluir