quarta-feira, 1 de abril de 2009

Mulheres no poder

Não deixem de ler a crônica da Martha Medeiros em Zero Hora de hoje - 01/04/09 - que fala sobre a difícil relação das mulheres com o Poder, sob o título Hermafroditismo. O texto foi motivado pelo monólogo,apresentado por Marília Gabriela - Aquela Mulher - no último fim de semana.


Ao ser questionada sobre o desempenho das mulheres na política e mais especificamente, referindo-se à Dilma Roussef e Ieda Crusius, Martha - com sua confortadora lucidez - comenta:


Na hora fiquei pensando em como as mulheres são mais cobradas do que os homens quando ocupam uma liderança política ou empresarial. Por um lado, elas não podem fraquejar de jeito nenhum, sob risco de serem consideradas delicadas demais para ocupar um cargo que sempre foi deles, os ogros. Por outro, se forem duronas, correm o risco de sofrerem críticas justamente por serem “mais macho que muito homem”, como dizia uma música da Rita Lee. A verdade é que mulher na política ainda é considerado um fenômeno sobrenatural e exige-se dela nada menos do que hermafroditismo.


Assim sendo o uso do colar de pérolas como acessório das mulheres em cargos políticos revele um certo hermafroditismo fashion. No caso a aparência e as atitudes falam até mais que as palavras.


Continuando a divagar, lembrei de um blog de Moda do IG,onde encontrei esta foto de um uso inédito colar de pérolas. A imagem é no mínimo instigante e reflete estes novos tempos de insatisfação coletiva.
Um tradicional colar de pérolas usado como contestação!
E não é que o visual está harmonioso e inspirador?



2 comentários:

  1. Oi Quitéria!

    Parabéns por escrever temas tão interessantes no teu blog. Políticas ou não, certamente ser mulher hoje é um desafio, como sempre foi na história da humanidade.
    Nosso maior desejo sempre foi conquistar o território masculino, agora que consquistamos, queremos mais, queremos superá-los! Pessoalmente eu acho bobagem, nós mulheres já somos suficientemente interessantes, "complicadas e perfeitinhas". O que devemos é desistir dessa disputa com os homens e cada uma tentar ser melhor do que já é!

    Bom... pra variar já falei demais! Fica a dica! Hehe!
    Parabéns e sucesso!

    Beijos, Mariana

    ResponderExcluir
  2. Amiga Quitéria, parabéns! Teu blog está excelente! Oportuno, atualizado,enxuto e muito inteligente sem contar as pitadas de humor aliado a política. Estou adorando! Felicidades.
    Marta Buylling

    ResponderExcluir