terça-feira, 25 de outubro de 2011

De Chanel a Cristina


Conta-se que durante a 1ª Guerra Mundial (1914 - 1918), Coco Chanel observou que as jovens viúvas , em seu luto, desfilavam com inusitada elegância pelas ruas de Paris e resolveu aproveitar a idéia para as mulheres em não luto. Surge então o vestido pretinho, inicialmente rejeitado, mas pouco a pouco se impondo como símbolo de poder e afirmação feminina.
É como se a mulher disesse :  Não preciso de muita coisa para ser linda.



 O guarda roupa feminino não pode mais prescindir de roupas pretas - vestem bem,emagrecem, valorizam o visual,em qualquer circunstância. O uso do preto é retomado por Cristina Kirchner, em sua campanha pela reeleição à Presidência da Argentina e as manchetes a celebram como a viúva de negro que conquistou os argentinos.
Quase um ano depois da morte do marido, Cristina mantém o luto e o transforma em ótima arma política.
 Alguns reprovam seu gosto por marcas de luxo e sua obsessão pela aparência. Lembro, no entanto, que são traços típicos da classe média ,à qual Cristina pertence.
A vitória  eleitoral de Cristina Kirchner mostra o acerto de sua estratégia: viúva com fortes referências de Moda .

Posted by Picasa

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

A Pósmodernidade possível

Esta imagem fantástica foi obtida em Londres , naquelas feiras de rua.Exemplifica como a Moda, sem ser Arte , expressa o modo de uma época.  Eis o século 21, permissivo, misturado.
É a pós modernidade expressa no vestuário.


Encontrei nêste casaco a mesma idéia de mistura, traduzida  pelo talento de Lisiê Malmann.
lisiemalmann.blogspot.com
Os tecidos são recriados em combinações de linho, seda,
 e organza, em técnicas de tear.O patchwork desafia os limites entre Arte e Moda.


Uma releitura da modelagem dos anos 60, com material recriado por sobreposiçaõ dos tecidos,  expressa a pós modernidade. Perfeito para usar em formaturas e casamentos.



Da mesma forma que Lisie recicla retalhos na criação de novos materiais, Valéria Sá usa vidro de garrafa  como pedra de anel .Há um novo olhar sobre os materiais e aquilo que seria descartável, adquire valor ..(valeriasa.blogspot.com0

Modelagens amplas favorecem magrinhas e gordinhas.




 Personalizando uma ousada  jaqueta Prada.,Constanza Pascolato executa sua própria edição de moda.Suas escolhas tem a ver com a cultura de moda que  sustenta sua imaginação.

 
Lembro então do mestre em arte, José Luis do Amaral  que durante uma aula surpreendeu, declarando que, ao contrário do que se diz - breguice é falta de imaginação .
 Comparando a primeira foto desta postagem com esta aqui pode-se  concluir que trazer as passarelas para a vida real é definitivamente uma arte.

-

Posted by Picasa

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Resgate da jaqueta jeans


 As jaquetas em jeans começaram a aparecer como objetos de desejo em vários  sites, revistas de moda e no cotidiano de editoras de moda.  No Brasil, a onda já chegou — inclusive na redação da Vogue
“Resolvi resgatar a minha, depois que vi a matéria na Vogue de agosto”, conta Victoria Ceridono, editora de beleza da Vogue e o nome por trás do blog Dia de Beauté, que reincorporou seu modelo Abercrombie ao guarda-roupa. Já a stylist da Vogue Karine Vilas Boas quase transformou a sua, da Primark, em um colete há alguns dias. “Aí de repente fiquei com vontade de usar de novo. Ainda bem que não cortei as mangas”, diz.



Era hora então, de visitar meu acervo formado por muitos anos de boas aquisições.
Encontrei 3 peças de diferentes épocas, uma delas do século passado.


Esta é a mais recente. Algo em torno de 2004, adquirida na C&A, produzida na China.

Esta é a mais antiga.Tem 17 anos e comprei na Druska, butique que marcou época em Porto Alegre.Ela é meio anos 70 e agora está enfeitada ao modo punk. Eu possuía as calças,fazendo conjunto, do tipo bootleg, mas foram doadas ao Brechó Solidário. Conhecem?

Esta é a mais tradicional e foi adquirida em Buenos Aires em 2005 e é quase clássica. O seu diferencial são as cavas grandes ao modo dos anos 80.
Feito o resgate, partirei para a busca dos complementos com a Analisa da DOC Calçados.
Aguardem!

Posted by Picasa